'Quero sorrisos verdadeiros; Quero abraços apertados; Quero palavras confiáveis; Quero atitudes sinceras; Quero gargalhadas gostosas; Quero momentos inesquecíveis; Quero respeito acima de tudo!
Só quero que todos tenham paz no coração !'
totalgifs.com rosas gif gif 149.gif



Pesquisar

domingo, 3 de outubro de 2010

Convencendo o leitor: Como escrever...

Não importa se você escreve em blogs, relatórios de desempenho, trabalhos de aula ou onde for: você precisa persuadir, que significa convencer o leitor de que você está certo.
Ao escrever bem e de forma persuasiva, você pretende formar ou mudar a opinião de alguém sobre os assuntos que você irá abordar. Se você dispõe de fatos, indicadores e estatísticas, tudo fica mais fácil, mas mesmo em questões de opinião é possível persuadir, se você dominar as técnicas.
E é claro que não existe um único conjunto de métodos que possa ser transmitido aqui e transforme qualquer leitor em um escritor persuasivo. Mas existem algumas técnicas simples que podem ajudar a sua tarefa de convencimento, como as mencionadas no artigo “Persuasive Writing for Students, Webmasters, Bloggers, and Everyone Else“.
Vamos a elas:
Seja sucinto: sucinto não é sinônimo de curto. Escreva quanto for necessário, mas remova toda linguagem desnecessária. Concentre-se nos seus substantivos e verbos, e economize advérbios e adjetivos.
Seja assertivo: deixe claro que você assume inteiramente a validade daquilo que está declarando. Não pergunte, afirme. Remova as reticências e substitua por declarações.
Deixe o texto amadurecer: aguarde o tempo que for necessário entre terminar a versão inicial e iniciar o processo de revisão. E revise até estar satisfeito com a qualidade do produto final. Só aí publique.
Una a razão e a emoção: apresente sua opinião sobre a situação atual, mas também faça propostas.
Mantenha a simplicidade: se você quer convencer, precisa ser entendido. Escreva na ordem direta, evite palavras difíceis, e reescreva seus parágrafos até que eles fiquem suficientemente encadeados de forma lógica.

As 5 dicas de Ernest Hemingway para escrever bem.
Elas são curtas e diretas:
Use frases curtas: O estilo de Hemingway ia direto ao ponto, minimalista e genial.
Inicie com um parágrafo curto: Veja a abertura deste artigo.
Escreva com vigor: Transmita sua idéia com energia, deixe evidente o foco, a intenção.
Escreva positivamente: Descreva o que as coisas são, e não o que elas não são. Não diga “não é muito caro”, diga “é econômico”. Ao invés de dizer que o software não tem erros, diga que ele é consistente, ou estável.
Saiba reconhecer os seus sucessos: publique os textos em que você acertar, e descarte (ou guarde para depois aprimorar) aqueles que não estão no nível de qualidade desejado.

1.    Nunca use chavões, metáforas ou outras figuras de linguagem que você esteja acostumado a ver na imprensa.
2.    Nunca use uma palavra longa onde uma curta é suficiente.
3.    Se for possível cortar uma palavra, sempre a corte.
4.    Nunca use a voz passiva se puder usar a ativa.
5.    Nunca use uma frase estrangeira, um termo científico ou um jargão se você consegue pensar em um equivalente comum.
6.    Quebre qualquer destas regras antes de escrever alguma barbaridade.

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
Confúcio

A amizade é uma alma com dois corpos.
Aristóteles

O amor não se define; sente-se.
Séneca

Coloque a lealdade e a confiança acima de qaulquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir tues erros.
Confúcio

Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.
Confúcio

Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.
Séneca

Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita.
Confúcio

Trabalha como se vivesses para sempre. Ama como se fosses morrer hoje.
Séneca

Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.
Séneca

Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.
Friedrich Nietzsche

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
Aristóteles

A dúvida é o principio da sabedoria.
Aristóteles

A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente.
Aristóteles

ESTER

Free counters!