'Quero sorrisos verdadeiros; Quero abraços apertados; Quero palavras confiáveis; Quero atitudes sinceras; Quero gargalhadas gostosas; Quero momentos inesquecíveis; Quero respeito acima de tudo!
Só quero que todos tenham paz no coração !'
totalgifs.com rosas gif gif 149.gif



Pesquisar

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que é VCM volume corpuscular médio.


O volume corpuscular médio, resultado analítico de sangue que se refere ao volume das hemácias pode ser identificado em algumas análises com as siglas VCM.
O eritrograma é a contagem da série vermelha do sangue (glóbulos vermelhos). São realizadas as seguintes contagens e dosagens:
Contagem de eritrócitos  (CE): é realizada por contadores automáticos. Feitas com um microscópio são ultrapassadas e cansativas. Esse valor varia com a idade e com o sexo do paciente.
Dosagem de hemoglobina (Hb): a hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões até os tecidos. Quantidades baixas de hemoglobina indicam anemia. É feita em espectrofotômetro e contadores.
Hematócrito (Ht): è o volume pelos eritrócitos em uma coluna de sangue centrifugado.
Volume corpuscular médio (VCM): mede o tamanho das hemácias e ajuda no diagnóstico da anemia. Se o paciente está com as hemácias pequenas, elas são chamadas de microcíticas. Se estão maiores do que o normal, são chamadas de macrocíticas. Em um adulto, o tamanho normal varia de 80 a 96 fl. Quando há variação, ou seja, são observadas hemácias macrocíticas e microcíticas, o quadro é chamado de anisocitose. A unidade utilizada é femtolitro (fl).
Hemoglobina corpuscular média  (HCM): é o peso da hemoglobina na hemácia. O valor normal é de 26-34 picogramas.
Concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM): é a concentração de hemoglobina contida na hemácia. Esse valor confere com a coloração das hemácias, pois a coloração depende da concentração de hemoglobina na hemácia, logo, com pouca hemoglobina a célula se colore pouco, ficando com o centro esbranquiçado. Quando há muita hemoglobina a célula se cora mais do que o normal. No caso de esferocitose, onde não há concavidade no centro da hemácia, há aumento do CHCM. Hemácias que se coram normalmente são chamadas de normocrômicas, que se coram pouco são chamadas de hipocrômicas e as que se coram além do normal são hipercrômicas.
RDW: Indica a variação de tamanho das hemácias. Quando elevada, indica anisocitose. Seu valor normal é de 11 a 14%.
Reticulócitos: São células precursoras de hemácias, recém saídas da medula óssea, que ainda contêm RNAribossômico. O número normal não varia com a idade e é de 0,5 a 2%. O aumento de reticulócitos no sangue circulante indica eritropoiese aumentada, o que indica anemia. Pode ser uma anemia ou o tratamento de uma. Baixa quantidade indica anemia hipoproliferativa como a anemia ferropriva. Quando o paciente já está com anemia ou em processo terapêutico, deve ser feito a correção da contagem de reticulócitos e avaliar o índice de produção de reticulócitos, cada um com sua fórmula específica.
Análise ao microscópio: é importante confirmar os dados das contagens eletrônicas e verificar a presença de hemácias anormais como esferócitos, ovalócitos, estomatócitos, drepanócitos, células falsiformes, equinócitos, acantócitos, leptócitos, dacriócitos, eritrócitos mordidos ou fragmentados, esquisócitos e queratócitos.
As inclusões nas células são importantes para o diagnóstico de uma doença. Devem ser observados: Corpos de Heinz, Corpos de Howell-Jolly, pontilhados basófilos, siderossomas e anéis de Cabot.
Tudo que a pessoa que estiver fazendo o hemograma for observando deve ser anotado para auxiliar o diagnóstico do médico. Caso algum exame complementar seja necessário também deve estar escrito no exame. Muitas anemias devem ser confirmadas por exames complementares, como eletroforese de hemoglobina, por exemplo.
Fontes
Naoum, Paulo César. Hematologia Laboratorial. AC & T
O valor alterado do tamanho das hemácias indicam doenças como anemia perniciosa, macrocítca ou megaloblástica no caso de apresentar um VCM aumentado.
O volume corpuscular médio estará elevado também na presença de alcoolismo, deficiência de folato ou ainda de vitamina B12.

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
Confúcio

A amizade é uma alma com dois corpos.
Aristóteles

O amor não se define; sente-se.
Séneca

Coloque a lealdade e a confiança acima de qaulquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir tues erros.
Confúcio

Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.
Confúcio

Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.
Séneca

Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita.
Confúcio

Trabalha como se vivesses para sempre. Ama como se fosses morrer hoje.
Séneca

Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.
Séneca

Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.
Friedrich Nietzsche

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
Aristóteles

A dúvida é o principio da sabedoria.
Aristóteles

A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente.
Aristóteles

ESTER

Free counters!